O Teatro Oficina Uzyna Uzona, ou simplesmente Teatro Oficina, é uma companhia de teatro do Brasil, cuja sede se localiza no prédio do homônimo Teatro Oficina, no bairro paulistano do Bixiga. A companhia foi fundada em 1958 na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo por Amir Haddad, José Celso Martinez Correa e Carlos Queiroz Telles. Atualmente a companhia é dirigida por José Celso Martinez Corrêa. A Casarini fez as legendas para o espetáculo O Rei da Vela.
Grupo liderado pelo encenador Antunes Filho, a partir da montagem do espetáculo Macunaíma. Não é um elenco estável, embora diversos integrantes ali permaneçam por longas temporadas. Fundido com o Centro de Pesquisa Teatral, que desenvolve atividades ligadas ao espetáculo, a unidade do projeto é assegurada pela presença do diretor. Com ele, a Casarini realizou a legendagem de “Eu Estava em Minha Casa e Esperava que a Chuva Chegasse.”
Robert Wilson, também conhecido por Bob Wilson, é um encenador, coreógrafo, escultor, pintor e
dramaturgo norte-americano. Suas peças são conhecidas mundialmente como experiências inovadoras e de vanguarda, trabalhou também como coreógrafo, iluminador e sonoplasta. É conhecido por seus vários trabalhos em colaboração com Philip Glass como “Einstein on the Beach”. Realizou montagens dos trabalhos dos poetas e músicos Allen Ginsberg, Tom Waits, Allen Ginsberg, Lou Reed, Tom Waits e outros.
FarOFFa surge como uma proposição que busca ampliar o acesso do público às produções artísticas da capital, em suas diversidades de linguagens, temas e discursos, aproveitando a efervescência da cidade causada pela 7ª MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. O circuito paralelo aconteceu entre os dias 10 e 15 de março de 2020.
A MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo reúne um recorte da cena contemporânea mundial, com produções que enveredam pela experimentação de linguagem e se mostram críticas ao seu próprio tempo. A Mostra de Espetáculos inclui trabalhos internacionais com artistas de diversos países, e a MITbr – Plataforma Brasil se consolida como um importante programa de internacionalização das artes cênicas brasileiras.
Esta é a sétima edição e a Casarini participou de todas, desde a primeira.
Atração do 16º Porto Alegre em Cena é o espetáculo francês La Douleur. No seu retorno ao teatro, o ator e diretor francês Patrice Chéreau escolheu um dos mais perturbadores textos da literatura do pós-guerra. Na forma de diário, a escritora Marguerite Duras relata sua angústia enquanto espera o regresso de seu marido. O sofrimento e a lucidez dos textos fascinaran Chéreau e a sua atriz Dominique Blanc que decidiram montar o espetáculo com a colaboração do coreógrafo Thierry Thiéu Niang.
A cada dois setembros, a unidade do Sesc em Santos, e também teatros, espaços públicos e edifícios históricos dos nove municípios que integram a Baixada Santista são ocupados pelo MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, em uma iniciativa do Sesc São Paulo. A curadoria desse festival bienal, que tem como prerrogativa revelar o vigor da recentíssima produção latino-americana, portuguesa e espanhola, conta com companhias de países de língua portuguesa e espanhola
Peter Stephen Paul Brook é um Diretor de teatro e cinema britânico. Um dos mais respeitados profissionais de teatro da atualidade. Nasce em Londres e estuda em Oxford. É influenciado pelo trabalho de dramaturgos como Bertolt Brecht e Antonin Artaud. Propõe um teatro de caracterização psicológica dos personagens que torne visível a “invisível” alma humana.
A Casarini teve a honra de trabalhar em diversas montagens da sua companhia, entre elas “O Grande Inquisidor”, “Fragments” e “Dias Felizes”.
Embalada pelo relançamento de seu álbum de estréia, “Big Science” (1982), e pelas novas canções de “Homeland”, seu décimo CD (lançado em 2009), a norte-americana Laurie Anderson fez shows Em Porto Alegre e em São Paulo, no Sesc Pinheiros. Cantora, compositora e performer multimídia (e ex-mulher de Lou Reed), Laurie fez um concerto marcado por improvisos e elementos eletrônicos, mesclando diferentes mídias. Ela tocou teclado e violino acompanhada de três músicos.
Porto Alegre em Cena é o nome de um importante festival de teatro realizado em Porto Alegre. O festival inclui debates para artistas e profissionais de teatro, tornando-se um dos mais importantes do Brasil em seu gênero.A primeira edição foi lançada em 1994 e desde então organiza anualmente cerca de 50 espetáculos a preços populares, em praças públicas, teatros e espaços alternativos, atraindo uma média de 100 mil espectadores a cada edição. A parceria com a Casarini se dá desde 2000.
A Bienal traz ao público da cidade de São Paulo uma seleção de experiências do teatro contemporâneo nacionais e internacionais que se destacam por desafiar os padrões estéticos vigentes e por retratar realidades incendiárias diferenciadas. Além de espetáculos, a Bienal traz também atividades de reflexão e formação, como minicursos, workshops e conferências.
A partir da segunda metade dos anos setenta, Pontedera tornou-se um desses teatros capitais paradoxais que pontilham o final do século XX. Uma história que vem de um pequeno grupo de amadores, teimosos e corajosos, inspirados no Living Theatre de Julian Beck e Judith Malina. O Centro de Pesquisa e Experimentação Teatral (hoje Fundação Teatro Pontedera) é a ferramenta que um grupo jovem da inspetoria tem dado para o encontro aberto com o mundo do teatro e com os professores.
O Volksbühne (“Teatro do Povo”) é um teatro em Berlim, Alemanha. Localizado no centro da cidade de Berlim, Mitte, na Rosa-Luxemburg-Platz. Foi chamado de teatro mais icônico de Berlim. O objetivo era promover as peças naturalistas da época a preços acessíveis ao trabalhador comum. O slogan original inscrito no edifício era “Die Kunst dem Volke” (“Arte para o povo”). Vieram ao Brasil com espetáculos como Na Selva das Cidades e Endstation Amerika, e a Casarini os acompanhou na turnê pelo Brasil.
Entre os dias 1 e 14 de março de 2018, o Cinesesc, em São Paulo, apresentou a Retrospectiva Luchino Visconti, exibindo 17 filmes do aclamado cineasta italiano. Cada longa teve duas exibições, com destaque para as cópias exclusivas em 35mm, cedidas pela Cineteca Nazionale de Roma, e projetadas pelo Sesc, que possuía os equipamentos adequados para esse formato.
A mostra foi inaugurada com a exibição de “A Bruxa Queimada Viva”, um dos episódios do filme “As Bruxas”, composto por cinco segmentos dirigidos por Mauro Bolognini, Vittorio De Sica, Pier Paolo Pasolini, Franco Rossi e Luchino Visconti.
A Mostra Venezia Cinema Italiano, promovida pela Embaixada da Itália e a Bienal de Veneza, e realizada por 7 anos, em São Paulo, Rio, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília foi organizada pelo Istituto Italiano di Cultura de São Paulo. Anualmente exibindo sete filmes, com legendas em português, selecionados entre os exibidos na Mostra internacional de Arte Cinematográfica do Festival de Veneza nos anos correspondentes.
Considerado o maior cineasta russo da atualidade, Alexander Sokurov é um autor de uma das mais interessantes e controversas filmografias contemporâneas. O CCBB apresentou uma grande retrospectiva de sua obra, com 30 filmes. A seleção incluiu todos os seus longas-metragens de ficção, entre eles a famosa Tetralogia do Poder – Moloch, Taurus, O Sol e Fausto, e uma seleção de seus documentários, médias e curtas-metragens, com curadoria de Arndt Roskens e Fábio Savino.
Agnès Varda, nascida Arlette Varda, foi uma cineasta e fotógrafa belga, radicada na França. Foi também professora na European Graduate School. Seus filmes focavam no realismo documental, ou formas não-ficcionais de mídia, focando no feminismo e/ou em produzir críticas sociais em um estilo experimental. Retrospectiva completa de seus filmes.
Um dos primeiros eventos a acreditar no potencial da Casarini no ramo das traduções e legendagens, e único que nunca nem “testou” fazer o evento com outra empresa, o Festival Judaico abarca todas as mais recentes produções em todo o mundo que tenham a temática voltada para o povo judeu em suas mais diversas expressões. Temos muito prazer e orgulho nesse trabalho!
Billy Wilder foi um realizador de cinema norte-americano. Sua carreira de roteirista, cineasta e produtor estendeu-se por mais de 50 anos em mais de 60 filmes e produziu filmes que foram bem recebidos tanto pelo público quanto pela crítica.A retrospectiva completa aconteceu no CCBB e no CineSesc e foi um grande sucesso.
A mostra ocorreu em 2011, entre 1º de Junho e 14 de Julho no CCBB Rio de Janeiro, e entre 15 de Junho e 24 de Julho no CCBB São Paulo. 20 filmes da mostra foram exibidos no Cinesesc entre 8 e 17 e julho.
Pela primeira vez no país, foram reunidos 54 filmes do mestre do suspense, Alfred Hitchcock, além de três curtas e parte de seu trabalho para a TV, na forma de 117 episódios da série Alfred Hitchcock Presents.
Francis Ford Coppola (Detroit, 7 de Abril de 1939) é um produtor, roteirista e cineasta ítalo-norte-americano. Coppola é mais reconhecido internacionalmente por dirigir uma das mais aclamadas trilogias da história do cinema, The Godfather e clássicos como Apocalypse Now, The Conversation, Bram Stoker’s Dracula, entre outros, e por escrever o roteiro do premiado Patton. Já foi indicado 14 vezes ao Oscar e venceu por 5 vezes.
A Ciranda de Filmes tem a missão de realizar diversos exercícios de escuta por meio de uma cuidadosa seleção de cerca de 70 filmes, nacionais e estrangeiros, de variados formatos e gêneros, em diálogo com uma programação com conversas musicais, vivências lúdicas, oficinas e sessões especiais com cineastas, músicos, educadores, artistas e pensadores de áreas diversas.
A restrospeciva inédita em homenagem ao cineasta Abbas Kiarostami apresentou de filmes consagrados, como Gosto de Cereja (1997, Palma de Ouro no Festival de Cannes) e O Vento nos Leverá (1999, Prêmio Especial do Júri em Veneza), a raridades, como O Relatório (1977), obra considerada perdida durante muitos anos, e títulos do início de sua carreira, quando Kiarostami trabalhava no KANOON, pouco ou nunca vistos no Brasil, além de curtas e do filme-instalação Five.
O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum é um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo.Realizado desde 1990 na cidade de São Paulo, já se tornou um marco na agenda cultural da cidade por sua programação ampla e diversificada, que é exibida gratuitamente em diversas salas de cinema e centros culturais na cidade.
O É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários é um festival de cinema documentário brasileiro. É considerado o maior evento do gênero na América Latina. Criado pelo crítico Amir Labaki, teve sua primeira edição em 1996. Desde então, tem sido realizado anual e simultaneamente nas cidades de São Paulo e no Rio de Janeiro, além de algumas mostras itinerantes em outras cidades brasileiras. A Casarini participou de sete de suas edições.
Criado em 1974, o festival oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade no ano anterior ao evento, a preços populares e com atenção à acessibilidade: toda sessão possui audiodescrição e legendas open-caption. Os filmes são escolhidos democraticamente por meio de votação, esta dividida entre público e júri especializado, composto por críticos e jornalistas de todo o Brasil.
A retrospectiva Fellini, Il Maestro apresentou 24 títulos, desde o filme de estreia de Fellini, Mulheres e Luzes (1950), codirigido com Alberto Lattuada, até o último deles, A Voz da Lua (1990), incluindo obras-primas estreladas por parceiros constantes como Marcello Mastroianni e Giulietta Masina, sua esposa, e embaladas pela música de Nino Rota. A mostra exibiu também o documentário Fellini: A Director’s Notebook (1969), no qual o próprio Fellini comenta seu processo de trabalho.
Festival de Gramado é um festival de cinema do Brasil, realizado anualmente no Palácio dos Festivais, no município de Gramado, no estado do Rio Grande do Sul. Desde a sua 20ª edição, em 1992, inclui não apenas produções brasileiras, mas também filmes de origem latina – donde sua designação oficial, “Festival de Cinema Brasileiro e Latino”. A Casarini participou de diversas edições.
O Memorial da América Latina recebe o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. O evento, já tradicional, faz parte do calendário de programação do audiovisual da cidade. A mostra é uma das mais relevantes iniciativas dedicadas à cinematografia da América Latina e Caribe. O Auditório Simón Bolívar é o palco de abertura para o grande encontro de convidados nacionais e internacionais, entre diretores, roteiristas, atores e produtores.
A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é um festival cinematográfico que ocorre anualmente na cidade de São Paulo (SP). Realizada pela Associação Brasileira Mostra Internacional de Cinema (ABMIC), e com o reconhecimento da Federação Internacional da Associação dos Produtores de Filmes, a Mostra Internacional é um evento cultural sem fins lucrativos.
Martin Scorsese é um cineasta, produtor de cinema, roteirista e ator norte-americano vencedor do Oscar de melhor diretor por Os Infiltrados.Em 2002, foi eleito o nono maior diretor de cinema de todos os tempos em uma pesquisa realizada pelo British Film Institute e a revista Sight & Sound com diversos cineastas, posto que compartilhou com David Lean e Jean Renoir e, em 2011, Foi votado o segundo maior diretor vivo pelo The Guardian, atrás apenas de David Lynch.
O Instituto Tomie Ohtake, a CAIXA Cultural Rio de Janeiro, Arteris e IRB BRASIL RE apresentaram a exposição “Picasso: mão erudita, olho selvagem”, com 138 obras, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, cerâmicas e fotografias pertencentes ao Musée National Picasso-Paris. Organizada pelo Instituto Tomie Ohtake em conjunto com o Musée National Picasso-Paris. A Casarini cuidou das traduções e legendagem das obras audiovisuais.
Com curadoria da pesquisadora Teresa Arcq, Frida Kahlo – conexões entre mulheres surrealistas no México, com cerca de 100 obras de 15 artistas, revelou a forma como uma intricada rede, com inúmeras personagens, se formou tendo como eixo a figura de Frida Kahlo. O recorte focalizou especialmente artistas mulheres nascidas ou radicadas no México, protagonistas, ao lado de Kahlo, de potentes produções, como Maria Izquierdo, Remedios Varo e Leonora Carrington.
Fundada por Solange O. Farkas em 1991, a Associação Cultural Videobrasil é fruto do desejo de acolher um acervo crescente de obras e publicações, que vem sendo reunido desde a primeira edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, em 1983. Desde então, há um trabalho no sentido de ativar essa coleção, que reúne obras do Sul geopolítico do mundo – América Latina, África, Leste Europeu, Ásia e Oriente Médio –, clássicos da videoarte, e produções próprias.
Esta exposição destacou o chamado “estilo italiano”, que emergiu no pós-guerra e consolidou-se durante o final da década de 1960, alçando os produtos Made in Italy ao sucesso. Seu conceito está ligado à aliança empreendida entre indústria, habilidade técnica e artesania, em variadas produções, de joias a cerâmica, de têxteis a metais, da publicidade à moda, com legado ressoando até os dias atuais. Os vídeos foram legendados pela Casarini.
A exposição “O Tempo Mata – Imagem em Movimento na Julia Stoschek Collection” no Sesc Av. Paulista reuniu raro conjunto de filmes e vídeos produzidos por nomes consagrados, entre os quais Douglas Gordon, Rachel Rose, Chris Burden e outros. A exposição e a programação integrada de exibições reuniram trabalhos de 17 artistas, em filmes e vídeos, cobrindo mais de seis décadas de produção audiovisual, um panorama dos mais representativos desde que o suporte se insere no circuito da arte contemporânea.
A obra de Stravinsky sobre libreto do grande poeta anglo-americano Wystan Auden e seu parceiro Chester Kallman marca o início da direção artística de John Neschling no Theatro Municipal de São Paulo. A Casarini foi junto para continuar a parceria que já vinha estabelecida desde quando o maestro dirigia a OSESP.
Il trovatore (em português O trovador) é uma ópera em quatro atos de Giuseppe Verdi. Estreou no Teatro Apollo, em Roma, em 19 de janeiro de 1853. Compõe juntamente com Rigoletto e La traviata a chamada “trilogia verdiana”, formada pelas óperas mais populares de Verdi escritas uma seguida da outra. Foi baseada no romance El Trobador, de Antonio García Gutiérrez.
Falstaff é uma ópera cómica de Giuseppe Verdi, inspirada na adaptação por Arrigo Boito de The Merry Wives of Windsor (As alegres comadres de Windsor) e Henry IV (Henrique IV) partes I e II, de William Shakespeare. Assim, como em Otello, Falstaff apresenta um libreto que, além de se basear no texto de Shakespeare, respeita e dialoga com as características desse grande dramaturgo.
La Bohème é uma ópera em quatro atos de Giacomo Puccini, com libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, baseado no romance de Henri Murger, Scènes de la vie de bohème. Estreou no Teatro Regio de Turim em 1 de fevereiro de 1896, sob a regência de Arturo Toscanini.
Esta montagem aconteceu em 2013, no Theatro Municipal de São Paulo, sob a batuta de John Neschling.
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas foi a primeira instituição do gênero a surgir em uma cidade brasileira fora de capital de Estado. Documentos de 1929 vieram à tona em outubro de 2014, e comprovam que a Sinfônica de Campinas foi criada, formalmente, em 6 de outubro daquele ano, como Associação Symphonica Campineira.
Esses dados comprovam que a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas é uma das mais antigas do País em atividade, se não a mais antiga.
O Ouro do Reno uma ópera do compositor alemão Richard Wagner, a primeira parte das quatro óperas que compõem a tetralogia Der Ring des Nibelungen (O Anel do Nibelungo). Sua estréia ocorreu no Teatro Nacional em Munique em 22 de setembro de 1869, antes mesmo do término do ciclo do Anel, sob patrocínio de Luís II da Baviera. Foi contra a vontade de Wagner, que planejava estrear a obra por completo em seu teatro de ópera de Bayreuth, que em 1869 ainda estava em construção
Ao longo dos anos, a OSP construiu um belíssimo histórico com mais de 40 maestros convidados e cerca de 200 solistas, que vieram de diversos lugares do Brasil e do mundo. O repertório da orquestra conta com cerca de 900 obras catalogadas de mais de 250 compositores, destacando os autores brasileiros Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, e os paranaenses Henrique Morozowicz e Augusto Stresser.